4 de junho de 2016

Anime vs Realidade #2 - Elfen Lied

Um mês sem post depois... O blog volta de um pequeno hiato e dessa vez vamos falar mais uma vez de cenários dos animes na vida real, mas também falaremos de arte e até de religião! 



Então temos mais um Anime vs Realidade! Essa serie de posts, que vai passar a ser mensal, para que quem sabe um dia ela possa ser quinzenal (quando eu tiver tempo para postar. Esse post deu um trabalho pra fazer, mas é um dos que eu mais gostei de escrever). 

Dessa vez o anime que vamos comparar é um clássico lançado em 2004. Elfen Lied, é uma adaptação do adaptação do mangá de mesmo nome, criado pelo autor Lynn Okamoto, a serie contem 12 volumes e foi publicada de 2002 até 2005 e publicada pela Panini no Brasil,  ou seja o anime foi lançado antes do mangá terminar, o que levou a animação ter um final diferente da obra original, mas ainda sim um bom final.


Se você não viu Elfen Lied, ou demorou para ver todos os 13 episódios e seu amigo que recomendou, ficou insistindo pra você terminar de ver. Falando "continue a ver fulana, mesmo sendo um anime lento no incio, é muito bom" (sim estou usando o blog para mandar indiretas). Fique calmo, esse post NÃO TEM SPOILER, então você pode ler de boas. Agora, vou te convencer a ver esse anime com a minha super ultra master blaster (só que não)  sinopse.

Atenção!! Esse anime é classificado como impróprio para menores de 18 anos (eu diria 16). esse anime contem; nudez, violência e muito sangue.




Elfen Lied gira em torno das interações, ideias, emoções e discriminações entre humanos e "Dicornius", uma espécie de raça mutante parecida com os humanos na forma, mas distinguíveis por possuírem olhos e cabelos de cor rosada, um pequeno par de chifres e por "vetors", braços invisíveis controlados mentalmente, que têm o poder de manipular e cortar objetos dentro do alcance, eles também conseguem sentir a presença de outros seres de sua espécie. A força de tais estruturas, possuem o poder de reduzir uma cabeça humana a uma bola de tênis e até parar tiros.


Considerados como uma evolução da raça humana, os Dicornius, por causa de suas características especiais, sofrem preconceito; tanto por medo de seus poderes, quanto por interesse da espécie humana. Uma relação de extermínio e uso se estabelece; os humanos desejam exterminar-los, mas antes, aproveitam-se deles para pesquisas, e os diclonius desejam eliminar as pessoas por vingança pelos maus tratos e sofrimentos causados pelos humanos.


A série é focada na jovem Dicornius "Lucy", que foi rejeitada pelos humanos e consequentemente, alimenta uma vingança contra eles. No entanto, uma vez que surge uma oportunidade de escapar, Lucy, traumatizada pelo confinamento e tortura, acaba desencadeando uma serie de assassinatos, com direito a MUITO sangue (nível Tarantino).


Durante sua fuga, ela recebeu um ferimento na cabeça, que a deixou com uma dupla personalidade de alguém com a mentalidade de uma criança inofensiva possuindo capacidade de discurso limitado a poucas palavras, uma delas é "Nyu". Neste estado de instabilidade, ela se depara com dois estudantes universitários, Kouta e sua prima Yuka, que a levam para ser cuidada, sem saber de sua tendência psicopata. Este ato de bondade irá mudar suas vidas, e assim eles se encontram arrastados para um mundo sombrio de sigilo do governo e conspiração.

Nyu!
Ok, feita a sinopse, vamos começar com as comparações (Finalmente!), mas dessa vez as comparações não serão feias apenas com os locais em que se passam as cenas do anime, mas também com a abertura do anime e o enceramento e falaremos das inspirações para fazer a abertura. Ai você que não viu se pergunta "Mas por que a abertura e Enceramento? 

Ambas tem varias influencias artísticas e religiosas, vale comentar que a musica de abertura, Lilium (Lirio) é muito linda, muito mesmo, ela é toda cantada em Latin. A letra e a melodia são de Kayo Konishi e Yukio Kondou, que foram requisitados para criarem a canção como um canto gregoriano, interpretada por Kumiko Noma. 

A música é inspirada em passagens bíblicas e trechos do hino religioso Ave Mundi Spes Maria (Ave Maria, Esperança do Mundo) em latim. A frase "Kyrie Eleison", em grego, "Senhor, tende piedade" aparece na musica, essa frase é usada na liturgia da missa.



As passagens bíblicas:


Salmo 37:30

"A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo"

Epístola de Tiago 1:12


"Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam"

As imagens da abertura e do encerramento fazem referencias (que eu só fui pegar depois de uma aula de arte, sobre simbolismo. Aliás, foi essa aula que me fez querer fazer esse post) a obras famosas do pintor simbolista austríaco Gustav Klimt (1862 - 1918).


As pinturas:


O Beijo (1908)






As três idades de uma Mulher (1905) e Adão e Eva (1917)


Aqui temos uma junção de duas obras:




Serpentes da Aguá I (1904 - 1907)





O Abraço (1905)





Retrato de Adele Bloch-Bauer I (1907)






Danae (1907 -1908)






Retrato de Mäda Primavesi (1912)








Retratro de Maria Munk (1917 - 1918)






Elfen Lied na vida real:


As locações de Elfen Lied se passam na prefeitura (o que no Brasil seria um estado) de Kanagawa, na  cidade de Kamakura que fica na região de Kanto (Aquela do Pokémon sabe?), Japão. O lugar parece ser um ótimo local para visitar. confira as locações








































































































Fontes:

Uma das inspirações principais para esse post, alem da aula de arte, foi  o post de um blog que eu sou leitor o Elfen Lied Brasil: Influencias Gustav Klimt e Elfen Lied, esse post é muito bom pois ele fala de cada quadro e a sua relação com o anime e os personagens que aparecem nele, contem spoilers do anime, mas se você já viu o anime vale muito a pena dar uma conferida. 



Como eu nunca fui ao Japão para fazer esse post com as minha próprias fotos (um sonho), vou deixar ai os links com as fotos, algumas delas contem informações de como chegar e mapas:

Link com o mapa das fotos

Elfen Lied Anime Pilgrimage

Sasuke Inari The Elfen Lied Shrine



Desculpe pelo mês passado não ter tido nenhum post, mas esse mês teremos  as postagens TODOS os sábados.
Esse o post foi o mais difícil de fazer (antes era o da analise da roupa do Homem-Aranha em Guerra Civil), pois sou muito criterioso com as imagens, queria todas com uma boa qualidade, então compartilhe o post, para que assim o blog possa crescer. Tipo quando o Mister Satan pede energia, para que o Goku possa fazer a super genki dama.


Então, compartilhe! \o/ \o/ \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário